http://www.sitemeter.com

domingo, 15 de maio de 2011

O CLIMA MAU-MAU:

A revolta Mau-Mau é absolutamente original no quadro das insurgências africanas. Tanto quanto se sabe, não envolveu chineses, soviéticos ou radicais islâmicos. Não compreendo por que motivo não compreendem este meu fascínio.
Robert Ruark e Brian Herne são as minhas fontes habituais, mas,  de vez em quando , um ou outro artigo acrescenta um ponto. É o caso deste, que se foca sobretudo na percepção  política que a  administração colonial desenvolveu, bem como no papel sinalizador que  a revolta desempenhou. O slogan de M'thenge - " Um só de nós é suficiente para fazer ajoelhar o Império Britânico" foi, de facto, o mote para muita coisa no continente.
Não foi só o  carácter local e isolado  das lutas geopolíticas. A mecânica Mau-Mau - e por isso aproveitei uma pequena  parte da essência para a minha também pequena novela, que se passa numa cidade normal dos tempos de hoje - foi um filme de  terror superiormente dirigido  e interpretado. Muitos aspectos haveria a referir, mas deixo o mais importante: os colonos brancos perceberam  que era inútil construir barricadas em redor das fazendas. A morte, através de golpes de pangas ou de balas disparadas  por arcabuzes artesanais ( davam um post inteiro) e  Stens roubadas aos ingleses, vinha  pela  mão de criados ( cozinheiros, moços de estrebaria, etc)  com muitos anos  de casa. De repente, perfeita.

Sem comentários: