http://www.sitemeter.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

EMIGRANTES ILEGAIS INTERNOS:

Se nos abstrairmos do passado ( a responsabilidade de milhares de "jovens" que não se importaram de frequentar cursos que sabiam ser de fachada) , a revolta tem sentido. A acusação de que exigem um emprego seguro, no estado ou não, não colhe. O problema é mais grave.
Não sei se é uma ou duas gerações, sei que são dezenas de milhares de licenciados que são hoje tratados como carne para canhão.  De certa forma, são emigrantes ilegais  no seu próprio país. É com eles estabelecida uma relação de poder na qual os emigrantes internos não podem jogar nenhum atributo ( para usar o código de Crozier e Friedberg) . Não representam nenhuma massa trabalhadora essencial ao país, não estão sindicalizados, não dispõem de uma bancada partidária. Do lado dos empregadores, joga-se umas  centenas de euros e  um estágio/cenoura  não-remunerado e , talvez, no caso do Estado, alguma benevolência.
A zona de incerteza de que dispõem os nossos emigrantes ilegais internos é muito reduzida.  Não há greve, não há corporações, não há apoio partidário limpído. Só vejo uma possibilidade, um atributo que possam jogar na relação  de poder: a violência pura  e dura.
Acontece que o estatuto de emigrantes ilegais internos é pouco consentâneo com tal escolha. Não os une qualquer cimento ideológico, religioso ou sequer cultural. Não foram educados na retórica reivindicativa e de protesto. Não possuem líderes capazes de os arrancar  desta moleza invasiva.
Teremos de aguardar.


Sem comentários: