http://www.sitemeter.com

domingo, 20 de março de 2011

EFEITO DE PALCO:

Não é estranho que os actores políticos e mediáticos ( incluindo os comentadores) estejam  dissonantes até ao osso - o momento é gravíssimo mas continuamos a fazer política exactamente como fizemos até hoje -, porque existem factores que o explicam muito bem.
Os políticos de hoje são quase todos os dirigentes associativos de  ontem: domesticados, ignorantes para além dos títulos das lombadas e profissionalmente dependentes dos aparelhos partidários. Os jornalistas  e comentadores de hoje são quase  os mesmos que durante todos estes anos levaram ao monte os tais políticos. Entretiveram-se com intrigas de cordel, quase todas passadas na pequena Lisboa, e não me esqueço que troçaram de Manuela Ferreira Leite quando esta se limitou a constatar, em 2008, o que agora aqueles declaram como evidente. Fazem parte do mesmo efeito de palco.
Depois, um segundo factor mais  abrangente. O consenso  sobre o "momento gravíssimo" é artificial.Os políticos e os comentadores  dizem e escrevem o que  julgam  o povo querer ouvir. Imaginam que o povo quer ouvir perigo, gravidade, salvação. Se imaginassem que o povo queria ouvir receitas de bacalhau,  papagueariam receitas de bacalhau.
O que se pode concluir é da encenação. O espectáculo de gente pequena, unicamente preocupada com sondagens ( e com o jogo da cadeira do FMI), a desdizer-se nas televisões, enquanto  jornalistas  e comentadores avençados  anotam as falhas e as gaffes, é quase a única coisa real. O artifício reside na prova da própria realidade. Enquanto o público não reagir, o efeito de palco permanecerá.

Sem comentários: