http://www.sitemeter.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011



MEIAS TINTAS:

Um aspecto marcante da nossa vida pública, desde a normalização democrática ( circa 1978), é o de termos vivido numa prática capitalista  com uma cultura de esquerda. Por exemplo: suculentas negociatas, mas SNS gratuito. Outro exemplo: consumismo desenfreado, mas burocracia esmagadora.
O ideal seria limpar isto. Ou passamos  a viver numa cultura capitalista - cada um trata de si e a Igreja trata dos pobres - ou adoptamos uma verdadeira prática socialista: acabam-se os sonhos  de  viagens a Cancun para as repositoras  dos hipermercados. Ambas as opções envolvem grandes tumultos, mas com diferenças.  Na opção capitalista, fogo lento e muita munição 7.65mm NATO;  na escolha socialista, uma purga e prisões sólidas.
Claro que podemos  sonhar. Voltar atrás no tempo. Apagar Tordesilhas e certificar Camões como genovês. Ir ao início do século XX e decretar uma república luterana. Pousar nos anos 70 e incluir nos programas escolares o espírito das hojskole  dimarquesas em vez da teoria geral dos grandes lábios. Também podíamos encontrar o Prestes João e não se falava mais disto.
Em qualquer dos  casos,  não esquecer: redigir apenas  893 leis novas por ano. Os especialistas dos pareceres jurídicos fariam serviço cívico para desentorpecer as pernas.

Sem comentários: